.
Os métodos anticoncepcionais são muito discutidos entre as mulheres. No entanto, ainda há muitas informações por aí que merecem atenção. Para ajudar a tirar as dúvidas em relação ao assunto, vamos ver os mitos e verdades da pílula anticoncepcional.
1- Parar de tomar pílula pode causar acne?
Mito. Pelo contrário. Há muitas pílulas que são indicadas para pessoas que sofrem com acne. Elas ajudam no tratamento da oleosidade e deixam a pele mas bonita.
2 - Mulheres que usam pílula têm maior risco de câncer de mama e de útero?
Mito. Esta é uma afirmação falsa. Mesmo em adolescentes que tomaram pílulas por um longo tempo, o risco do câncer do mama é desprezível. Com relação ao câncer de colo uterino, também é desprezível. Apenas as portadoras do vírus HPV que usam pílulas contraceptivas merecem cuidadoso controle do colo do útero.
3 - Pílula engorda?
Mito. A pílula pode reter um pouco de líquido, mas modernamente, na maioria das vezes. Algumas até têm ação diurética.
4 - O humor de pessoas que tomam pílula muda?
Outro mito. De forma geral, isso não ocorre. Se há mudanças de humor, os motivos podem variar, não tendo relação com a pílula.
5 - Pílula ajuda a diminuir cólicas?
Verdade. A pílula afasta as causas orgânicas e reduzem significativamente as cólicas menstruais. Talvez esse seja o maior benefício não contraceptivo das pílulas, associado à redução do risco do câncer de ovário e útero.
6 - Quem toma por muito tempo tem dificuldades para engravidar?
Mito. O retorno, ao contrário do que a maioria das mulheres pensa, é imediato, dentro em média de três meses.
7 - Pílula pode aumentar a celulite?
Esta é outra informação que não passa de um mito. Não há qualquer relação.
8 - É necessário parar de tomar a pílula por alguns meses depois de tomá-la por muito tempo?
Mito. Nunca se deve fazer pausa, pois há possibilidade de gravidez.
9 - A pílula provoca manchas na pele?
Verdade. Mulheres que já apresentavam manchas prévias no rosto podem apresentar maior risco, principalmente se expostas ao sol.
10 - Fumantes não podem usar pílulas?
Verdade. Fumantes acima de 35 anos tem contra indicação absoluta, pois o risco de infarto do miocárdio nessa faixa etária é muito alto. Naquelas abaixo de 35 anos, apesar de não haver contra indicação, é recomendável que suspendam o tabaco, pois existe risco de tromboembolismo, apesar de pouco comum.
11- Pílula diminui ou aumenta a libido?
Em geral, não altera. Porém, há relatos de aumento em algumas usuárias. Possivelmente isso ocorre pelo fato delas se sentirem mais relaxadas pela proteção.
Não se esqueça “qualquer usuária iniciante de pílula deve ser orientada sempre para a dupla proteção, com o uso do preservativo”.
Marcadores:
Depois dos 15 e etc...